Vamos abordar uma dúvida recorrente que encontramos no mercado.
Apesar de terem o mesmo fim, prover imagens de qualidade ao usuário, entre Câmeras IP e analógicas existem diferenças significativas entre as duas tecnologias que vão muito além da Qualidade de Imagem.

1- Resolução:
Câmeras Analógicas: Mesmo com um grande avanço com a adoção de tecnologias com AHD e HDCVI, câmeras analógicas ainda não conseguem atingir altas resoluções por si própria, dependendo assim de gravadores específicos para suportar maiores resoluções.
Câmeras IP: Podem ter resoluções que variam de 2 MP (megapixel) até 4K ou mais, proporcionando imagens muito mais detalhadas e claras.
2- Compressão de Vídeo:
Câmeras Analógicas: Transmitem vídeo em tempo real, sem compressão, o que pode levar a uma perda de qualidade em longas distâncias. Para atenuar isso foram criados os POWER BALUNs, que usam cabeamento estruturado (UTP) para a transmissão de vídeo e alimentação.
Câmeras IP: Utilizam compressão de vídeo (como H.264 ou H.265), o que permite uma transmissão eficiente e de alta qualidade, mesmo em distâncias maiores. Além de contar com outros recursos de inteligência que ajudam a gravar somente os Pixels de interesse, reduzindo consideravelmente os espaços em disco.
3- Detalhes em Ambientes com Baixa Iluminação:
Câmeras Analógicas: Podem ter desempenho limitado em condições de pouca luz, resultando em imagens escuras ou granuladas.
Câmeras IP: Muitas vezes possuem melhor desempenho em baixa luminosidade, especialmente as que incorporam tecnologias de infravermelho ou sensores avançados que permitem imagens nítidas e coloridas mesmo com baixíssima iluminação.
4- Recursos Adicionais:
Câmeras Analógicas: Normalmente, têm recursos básicos, sem muitos ajustes, deixando isso a cargo do gravador de imagens, que podem incorporar um ou outro analítico.
Câmeras IP: Frequentemente possuem recursos avançados, como ajustes de imagem, detecção de movimento e integração com sistemas de inteligência artificial, que podem melhorar ainda mais a qualidade da imagem, adicionar recursos de análise de vídeo variados como: Linha e Cerca Virtual, Contagem de Pessoas, Mudança de Cena, Reconhecimento Facial, Leitura de Placas de Veículos e mais.
Em resumo, as câmeras IP oferecem uma gama muito maior de possibilidade, com maior resolução, melhor desempenho em condições de baixa luz e mais recursos avançados em comparação com as câmeras analógicas mesmo em pequenos projetos.
A PENSE REDE conta com um grande know How em implantação sistemas de CFTV de todos os tamanhos e pode lhe auxiliar na escolha, projeto e implantação de um sistema CFTV alinhado a necessidade e realidade de sua empresa.
Comments